quarta-feira, 12 de junho de 2013

Av1 - PED - Sem 4 - Alfabetização e  Letramento
Questão 1:
 (ENADE, 2006) Com base em estudos recentes, podemos afirmar que alfabetização e letramento são processos construídos independentemente um do outro, de modo que cada um deles deve ser assumido em sua particularidade e de forma independente, especialmente
porque
o processo motor da escrita na criança não é o mesmo que o do processo cognitivo da leitura, sendo que ambos os processos se dão por acumulação de informação, pela imitação de destrezas e habilidades repetitivas e em um saber enciclopédico.
Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.
Alternativas:
1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
3 - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
4 - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
5 - Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
Resposta gabarito
3 - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Questão 2:
 (ENADE, 2008)
 A tirinha de Ziraldo apresenta-nos uma situação corriqueira. De um modo geral, tem-se a concepção de que as crianças aprenderão os conhecimentos em um único dia e de uma única forma. Essa concepção perde o sentido quando se pensa, por exemplo, nos ciclos básicos de alfabetização, pois os mesmos pressupõem que a alfabetização é:
Alternativas:
1 - marcada por estágios. 
2 - linearmente construída.
3 - elaborada sem interrupções.
4 - aprendida por etapas sucessivas.
5 - construída em processo. 

Resposta gabarito
5 - construída em processo. 
Questão 3:

Dentre as assertivas abaixo, qual delas melhor exprime o processo de alfabetização? Assinale a correta.
Alternativas:
1 - alfabetizar é adquirir o domínio do código escrito.
2 - constitui a apropriação do código e a compreensão de como funciona o código envolvendo, portanto, um conjunto de habilidades e técnicas.
3 - somente o processo de alfabetização garante a inserção do sujeito na cultura grafocêntrica.
4 - alfabetização nada tem a ver com a apropriação do código escrito, já que esta é especificidade do processo de letramento.
5 - uma pessoa pode ser considerada alfabetizada mesmo antes de adquirir conhecimentos e habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente nestas atividades.
Resposta gabarito
2 - constitui a apropriação do código e a compreensão de como funciona o código envolvendo, portanto, um conjunto de habilidades e técnicas.

Questão 4:

Relembrando o conceito de letramento, qual das definições abaixo é a correta.
Alternativas:
1 - condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.
2 - é o resultado da ação de ensinar e aprender o alfabeto e o seu uso na construção de palavras e textos.
3 - as práticas de letramento na escola constitui apenas a leitura de textos e livros lidos pela professora, sem nenhuma preocupação como outras manifestações ou práticas sociais de escrita e leitura.
4 - ao pensar nos processos de alfabetização e letramento, devemos entender que primeiro devemos alfabetizar para depois letrar.
5 - O processo de letramento acontece de modo espontâneo e não exige a mediação da professora e/ou da família de maneira constante e significativa.

Resposta gabarito
1 - condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

Questão 5:
Qual das atividades abaixo está de acordo com o desafio contemporâneo da escola brasileira de “alfabetizar letrando”?
Alternativas:
1 - ler e escrever um bilhete.
2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho.
3 - Trabalho apenas com a leitura silenciosa.
4 - Produções textuais sem erros ortográficos.
5 - Reprodução do quadro de sílabas.
Resposta gabarito
2 - Exploração de suportes de escrita e de gêneros textuais: livros de histórias, livro didático, jornal, cartaz, folhetos e revista em quadrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário